Edições anteriores do Seminário SUDamericano

2018 - “Os mórmons na esfera pública”

Inspirado no sucesso da primeira edição do LDS Euro Seminar, em 2017, o Grupo Roble SUD (hoje, Fundação Roble del Sur), realizou a primeira edição do Seminário SUDamericano em 2018, sendo este o primeiro evento internacional presencial realizado por essa organização, com o apoio de instituições como The Wheatley Institution, John A. Widtsoe Foundation, e da BYU Religious Education.

Nessa primeira edição, que teve como orador principal ao Élder D. Todd Christofferson, membro do Quórum dos Doze, o tema central foi “Os Mórmons na esfera pública”. Outros destacados painelistas dessa edição foram os professores norte-americanos Warner Woodworth, Barbara Morgan Gardner, Jim Faulconer, Fred Axelgard, Ed Rowe, e personalidades sul-americanas de relevo (não todos membros da Igreja) tais como Nestor Curbelo (historiador e educador), Paulo Loureiro (empresário), Silvina Salinas (advogada e política argentina), Romanna Remor (ex deputada do Brasil), Sumer Noufouri (Presidente do Instituto Islam para a Paz), María Eugenia Crespo (diretora da URI Argentina), e Raul Mercau (economista e professor universitário).

Os 45 participantes (naturais de 10 países sul-americanos) compartilharam três dias de painéis que abordaram a participação política dos membros da Igreja, o diálogo interreligioso, o papel da mulher na Igreja, e a visão profética para o desenvolvimento espiritual e temporal da América do Sul. O Seminário incluiu uma visita ao Parque Tres de Febrero (no qual o Élder Melvin J. Ballard dedicou ao continente Sul-americano ao evangelho, em 25 de dezembro de 1925), e a sessões do Fórum Interreligioso do G20, onde falou o Elder Christofferson.

Um comentário sobre o Seminário de 2018 foi escrito pela Dra. Barbara Morgan Gardner, uma das oradoras do Seminário, na revista Review, da BYU Religious Education (em inglês).


2019 - “Os Santos na América do Sul: princípios para o desenvolvimento pessoal e social”

No ano 2019, a segunda edição do Seminário se realizou novamente em Buenos Aires, com 47 jovens de todos os países da América do Sul, e novos oradores (além de outros que também estiveram na primeira edição), entre eles Adam S. Miller (filósofo e teólogo), Mark L. Grover (historiador), Brigitte C. Madrian (diretora da BYU Marriott School of Business), Marcelo Gullo Omodeo (cientista político e internacionalista), Ana María Gutiérrez Valdivia (médica), Daniel Eduardo Martínez (reitor universitário), Magdalena Orlando (psicóloga, especialista em deficiências), Moroni Torgan (ex-deputado federal), e Daniel Barcelos Vargas (advogado e professor universitário). Como principal autoridade de A Igreja de Jesus Cristo, falou o Élder Benjamín de Hoyos, Presidente da Área América do Sul Sul.

Nessa segunda edição, os novos participantes também visitaram o Parque Tres de Febrero. O encerramento do Seminário ocorreu na indústria e escola técnica Indelama, de propriedade de Hugo Ricciuti, membro do Conselho da Fundação Roble del Sur.


2020 - uma edição diferente

Em virtude da pandemia da Covid-19, não se pôde realizar uma nova edição presencial do Seminário em 2020. No entanto, os participantes das duas primeiras edições foram convidados a seis sessões virtuais realizadas uma vez ao mês, entre junho e dezembro de 2020.

Entre os oradores convidados, estiveram os Élderes Carlos Godoy (da Presidência dos Setenta) e Rubén Alliaud (Setenta Autoridade General, fundador do Grupo Roble SUD), e o Presidente M. Russell Ballard (veja-se a seguinte notícia no The Church News, em inglês). Essa edição especial do Seminário contou também com uma sessão em conjunto com os participantes do LDS Euro Seminar.

Os painéis também contaram com apresentações temáticas como Liberdade Religiosa (com o Rabino Dr. Fishel Szlajen), Livres do Medo (com Melissa Inouye, historiadora da Igreja), e apresentações sobre a vida de dois membros da Igreja na América do Sul destacados por seu serviço ao público: Orieta Silva e Julio Guarteche.

Essa edição especial do Seminário contou, ademais, com uma sessão em conjunto com os participantes do LDS Euro Seminar.


2022 - “A arte de construir pontes”

A edição mais recente do Seminário SUDamericano foi realizada em 2022, também em Buenos Aires. Entre os convidados principais, estiveram a irmã Ruth Renlund, Senior Fellow do International Center for Law and Religion Studies (Centro Internacional de Estudos de Direito e Religião, da BYU), Carlos Wizard Martins (empresário brasilairo), Betsy Pérez (deputada nacional de Colômbia), Fishel Szlajen (rabino e acadêmico judeu-argentino), Damaris Moura (ex-deputada estadual de São Paulo), e Camilo Romero (embaixador da Colômbia na Argentina).

Os 46 participantes dessa edição também visitaram o Parque Tres de Febrero, e aprenderam sobre a história da Igreja na América do Sul, e as perspectivas de crescimento espiritual e social dos santos dos últimos dias no continente.


2023 - “Nuestra mayordomía para con las creaciones de Dios”

A quinta edição do Seminário representou uma mudança na história dos Seminários SUDamericanos.

Realizado na região metropolitana de Florianópolis, Brasil, o Seminário contou com 60 novos participantes, além de 20 participantes de edições anteriores.

Sub o tema, “Nossa mordomia para com as criações de Deus”, o Seminário teve como oradores os membros do Conselho diretivo da Fundação (Renan Silva, Kent Burton, Hugo Riciutti), líderes políticos (como a ex-vereadora Kedma Karen) historiadores da Igreja (David Bolingbroke) e professores da BYU (como Tyler Griffin), e especialistas em temas de conservação ambiental (Henrique Souza), mudança climática (Gabriel Neto), saúde e bem-estar (Dra. Isabela Stoop), direito e liberdade religiosa (Dr. Juan Beimar Paye), entre outros temas.

O segundo dia do Seminário se destacou pela exposição de Jenica Sedgwick, Gerente de Sustentabilidade da Igreja de Jesus Cristo e do Bispo Presidente, Gérald Caussé, os quais falaram sobre os esforços da Igreja em prol da conservação ambiental.

Com uma visita ao campo agroflorestal ‘Nascente do Arvoredo’, os participantes se dividiram em dois grupos para ter uma aula especial de conservação agroflorestal, e plantaram árvores na reserva natural.

O ponto alto do Seminário, no entanto, foi o devocional com o Élder D. Todd Christofferson, membro do Quórum de los Doze, cujo discurso “Honoring the Creator” (Honrando o criador, em tradução livre) foi publicado no Church Newsroom (aqui, em inglês), e que deixou uma poderosa bênção apostólica para todos os participantes do Seminário das edições passadas e futuras.




Comentarios