A origem do nome da Fundação Roble del Sur

A Fundação Roble del Sur foi criada oficialmente em 2020, como uma forma de institucionalizar o até então denominado Grupo Roble, que por sua vez foi criado por membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Argentina, o qual tinha, desde seu início, o objetivo de promover a participação dos santos na esfera pública.

Mas… porque o nome “Roble del Sur”?

A palavra ”roble” significa “carvalho” em espanhol, e a escolha dessa árvore forte para representar a Fundação se deu em referência a uma profecia feita pelo Élder Melvin J. Ballard, do Quórum dos Doze, sobre o crescimento da Igreja na América do Sul, em 1926.

Alguns meses antes, ele foi enviado pela Primeira Presidência para estabelecer a Missão Sul-americana, com sede em Buenos Aires, onde havia um grupo de santos alemães que emigraram para a região e manteve contato com a sede da Igreja. 

Tendo chegado em Buenos Aires no dia 06 de dezembro de 1925, o Elder Ballard (avô do também apóstolo Melvin Russell Ballard, falecido em 2023), juntamente com os Élderes Rey L. Pratt e Rulon S. Wells (ambos do Primeiro Conselho dos Setenta) se uniram aos santos do local e começaram a pregar o evangelho. Juntos, eles publicaram um folheto (El Evangelio Restaurado), batizaram alguns conversos, e estabeleceram congregações da Igreja.

No dia 25 de dezembro de 1925, às 7 horas da manhã, o grupo se reuniu sob os salgueiros chorões do Parque Tres de Febrero. Ali, eles cantaram, oraram e leram trechos das escrituras. Ao final, o Élder Ballard fez uma oração de Dedicação da América do Sul para a pregação do evangelho.

O Élder Melvin J. Ballard sob o salgueiro chorão onde dedicou a América do Sul

Em sua Oração Dedicatória, ele disse:

que a paz possa estar sobre estas nações que Tu tens feito livres através de Tuas bênçãos sobre os valentes libertadores destas terras; que a retidão possa predominar, e a liberdade plena para a pregação do evangelho prevaleça. Detém o poder do mal para que não triunfe sobre Tua obra, mas que todos Teus inimigos sejam subjugados e Tua verdade seja triunfante.

E agora, Oh Pai, pela autoridade da benção e designação de Teu servo, o Presidente da Igreja, e pela autoridade do Santo Apostolado do qual eu sou portador, dou volta à chave, e abro a porta para a pregação do evangelho em todas estas nações Sul-americanas, e repreendo e ordeno que seja detido cada poder que se oponha à pregação do evangelho nestas terras. E abençoamos e dedicamos estas nações e esta terra para a pregação do evangelho. E fazemos isso para que a salvação possa chegar a todo homem, e que Teu nome seja honrado e glorificado nesta parte da terra de Sião.

Monumento comemorativo à dedicação de 1925, no Parque Tres de Febrero, em Buenos Aires

Os Élderes continuaram trabalhando dia a dia na pregação do evangelho, até chegar um novo Presidente de Missão com jovens missionários em junho de 1926.

No dia 4 de julho de 1926, em sua última reunião com os santos antes de seu retorno a Salt Lake, o Élder Ballard proferiu um impressionante testemunho, no qual profetizou o futuro crescimento da Igreja nestas terras.

As palavras do Élder Ballard foram registradas pelo Élder Vernon Sharp (missionário de tempo integral) em seu diário pessoal:

A obra do Senhor se levará a cabo aqui de forma lenta por certo tempo, tal como um carvalho cresce lentamente desde uma semente. Não florescerá em um dia como o girassol, que se desenvolve rapidamente e logo morre, pois milhares se unirão à igreja. Esta terra será dividida em mais de uma missão e chegará a ser uma das mais fortes do Reino. A obra é agora muito pequena aqui, mas virá o dia em que os lamanitas desta terra terão sua oportunidade. A Missão Sul-Americana será uma potência na Igreja.

Monumento comemorativo à profecia de 1926, no jardim do Templo de Buenos Aires

Hoje, a Fundação Roble del Sur faz eco à bênção da Oração Dedicatória de 1925 e à Profecia Sul-americana de 1926, visando colaborar para o estabelecimento do Reino de Deus na América do Sul, através de sua Missão, Visão e Valores.

Em três oportunidades, membros da Fundação se reuniram no Parque Três de Febrero para visitar a placa comemorativa, e sempre que possível recordamos esses fatos do início do estabelecimento do Reino de Deus na América do Sul, para refletir sobre o estado atual do desenvolvimento do Reino aqui, e nosso papel no cumprimento dessas profecias e bênçãos.

Pablo Schpilman, uno de los creadores de la Fundación Roble del Sur, lee el libro histórico de la Misión Sudamericana, ante los participantes del Seminario SUDamericano 2018, en el Parque Tres de Febrero.

Participantes do Seminário SUDamericano 2022 no Parque Tres de Febrero, em Buenos Aires




Comentarios