A Fundação Roble del Sur foi criada oficialmente em 2020, como uma forma de institucionalizar o até então denominado Grupo Roble, que por sua vez foi criado por membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na Argentina, o qual tinha, desde seu início, o objetivo de promover a participação dos santos na esfera pública.
A palavra ”roble” significa “carvalho” em espanhol, e a escolha dessa árvore forte para representar a Fundação se deu em referência a uma profecia feita pelo Élder Melvin J. Ballard, do Quórum dos Doze, sobre o crescimento da Igreja na América do Sul, em 1926.
Alguns meses antes, ele foi enviado pela Primeira Presidência para estabelecer a Missão Sul-americana, com sede em Buenos Aires, onde havia um grupo de santos alemães que emigraram para a região e manteve contato com a sede da Igreja.
Tendo chegado em Buenos Aires no dia 06 de dezembro de 1925, o Elder Ballard (avô do também apóstolo Melvin Russell Ballard, falecido em 2023), juntamente com os Élderes Rey L. Pratt e Rulon S. Wells (ambos do Primeiro Conselho dos Setenta) se uniram aos santos do local e começaram a pregar o evangelho. Juntos, eles publicaram um folheto (El Evangelio Restaurado), batizaram alguns conversos, e estabeleceram congregações da Igreja.
No dia 25 de dezembro de 1925, às 7 horas da manhã, o grupo se reuniu sob os salgueiros chorões do Parque Tres de Febrero. Ali, eles cantaram, oraram e leram trechos das escrituras. Ao final, o Élder Ballard fez uma oração de Dedicação da América do Sul para a pregação do evangelho.
que a paz possa estar sobre estas nações que Tu tens feito livres através de Tuas bênçãos sobre os valentes libertadores destas terras; que a retidão possa predominar, e a liberdade plena para a pregação do evangelho prevaleça. Detém o poder do mal para que não triunfe sobre Tua obra, mas que todos Teus inimigos sejam subjugados e Tua verdade seja triunfante.
E agora, Oh Pai, pela autoridade da benção e designação de Teu servo, o Presidente da Igreja, e pela autoridade do Santo Apostolado do qual eu sou portador, dou volta à chave, e abro a porta para a pregação do evangelho em todas estas nações Sul-americanas, e repreendo e ordeno que seja detido cada poder que se oponha à pregação do evangelho nestas terras. E abençoamos e dedicamos estas nações e esta terra para a pregação do evangelho. E fazemos isso para que a salvação possa chegar a todo homem, e que Teu nome seja honrado e glorificado nesta parte da terra de Sião.
Monumento comemorativo à dedicação de 1925, no Parque Tres de Febrero, em Buenos Aires |
Os Élderes continuaram trabalhando dia a dia na pregação do evangelho, até chegar um novo Presidente de Missão com jovens missionários em junho de 1926.
No dia 4 de julho de 1926, em sua última reunião com os santos antes de seu retorno a Salt Lake, o Élder Ballard proferiu um impressionante testemunho, no qual profetizou o futuro crescimento da Igreja nestas terras.
As palavras do Élder Ballard foram registradas pelo Élder Vernon Sharp (missionário de tempo integral) em seu diário pessoal:
A obra do Senhor se levará a cabo aqui de forma lenta por certo tempo, tal como um carvalho cresce lentamente desde uma semente. Não florescerá em um dia como o girassol, que se desenvolve rapidamente e logo morre, pois milhares se unirão à igreja. Esta terra será dividida em mais de uma missão e chegará a ser uma das mais fortes do Reino. A obra é agora muito pequena aqui, mas virá o dia em que os lamanitas desta terra terão sua oportunidade. A Missão Sul-Americana será uma potência na Igreja.
Hoje, a Fundação Roble del Sur faz eco à bênção da Oração Dedicatória de 1925 e à Profecia Sul-americana de 1926, visando colaborar para o estabelecimento do Reino de Deus na América do Sul, através de sua Missão, Visão e Valores.
Em três oportunidades, membros da Fundação se reuniram no Parque Três de Febrero para visitar a placa comemorativa, e sempre que possível recordamos esses fatos do início do estabelecimento do Reino de Deus na América do Sul, para refletir sobre o estado atual do desenvolvimento do Reino aqui, e nosso papel no cumprimento dessas profecias e bênçãos.
Participantes do Seminário SUDamericano 2022 no Parque Tres de Febrero, em Buenos Aires |
Comentarios
Publicar un comentario